Alunos do 7º ano - conteúdos e curiosidades: GEOGRAFIA.

A construção do modelado terrestre:
Aula - slide:


Alunos - clicar abaixo: 


ALGUMAS TEORIAS DA ORIGEM DO UNIVERSO


Muitas teorias procuram entender a origem do universo, em uma eterna discussão sobre quem está certo e quem está errado. Basicamente, toda cultura procura estabelecer sua própria origem, uma vez que a religião sempre parte do início de tudo para contar sua história. É por isso que muitos livros religiosos começam com a expressão “No princípio”“No começo”, ou algo parecido.


O BIG BANG

Big Bang


Grande Explosão teria acontecido há cerca de 14 bilhões de anos. Depois dela, a temperatura diminuiu drasticamente, e assim se iniciou a formação da matéria por meio dos prótons, elétrons e outros elementos conhecidos. 
(Não se preocupem, todos esses nomes desconhecidos para vocês, aparecerão mais para frente em outras séries).
Primeiro, os átomos se agruparam em nuvens de gases, para depois dar origem às estrelas e às galáxias e, por conseguinte, à Terra e aos seres vivos. Antes do Big Bang, os cientistas não são capazes de dizer como era o que viria a se tornar o universo. Não havia espaço nem tempo, de forma que é praticamente impossível inferir qualquer coisa.


O CRIACIONISMO

Criacionismo

O mito criacionista presente nos primeiros capítulos do livro Gênesis, da Bíblia, consiste na ideia de que Deus criou o universo e os seres vivos de forma sobrenatural a partir do nada. A criação se deu por meio da fala divina de Deus, que, depois de dar origem a este pequeno planeta em que vivemos, criou o primeiro homem, na figura de Adão e, a partir da costela deste, deu origem a Eva, a primeira mulher. O capítulo termina com uma referência à união entre o homem a mulher, e o resto você já conhece.

E SE TUDO FOR UM OVO?


Ovo


Se nem a explicação científica quanto as crenças de sua religião são capazes de te convencer quanto à origem do universo, talvez você precise conhecer algumas explicações mais bizarras. As opções não faltam; existem teorias que relacionam a criação do universo a realidades paralelas que deram errado, e até mesmo a simulações de criaturas ainda mais inteligentes, que estariam no controle de tudo, do princípio ao fim. Enquanto algumas até que fazem sentido, outras são apenas fascinantes.
No meio de tantas, há uma teoria em especial que pode chamar sua atenção. E se todo o universo for um ovo? Bom, calma. Não um ovo comum, como estamos acostumados a usar na cozinha, mas sim o ovo de um Deus. Isto mesmo; de acordo com este mito, que se originou de uma antiga religião gnóstica da Grécia Antiga, todo o Universo (e tudo o que acontece nele) seria, na verdade, o desenvolvimento de um novo Deus.
Deste modo, eu, você, e todas as outras pessoas que existem na Terra seriam, na verdade, um único ser, que estaria vivendo todas estas vidas ao mesmo tempo. Na prática, isto significa que, quando uma pessoa mata outra, ela está matando a si mesmo. Cada ato de bondade é feito em seu próprio benefício, e toda a alegria e tristeza existentes no mundo pertencem a uma única pessoa. Cada nova vida seria um aprendizado, e quando o ser viver todas as vidas humanas através do tempo, estará pronto para renascer como um Deus.
Fonte: http://www.fatosdesconhecidos.com.br/3-teorias-para-o-surgimento-do-universo-para-voce-decidir-em-qual-acredita/.
QUER APROFUNDAR? ASSISTA ESSE VÍDEO. BONS ESTUDOS!!!!!

APROFUNDAMENTO - PARTE II

Terra poderá sobreviver à morte do Sol

Astrônomos encontraram planeta que passou pela mesma situação e resistiu. 

É certo que, ao inchar, daqui a 5 bilhões de anos, Sol engolirá Mercúrio e Vênus.


Em 5 bilhões de anos, quando a principal fonte de energia do Sol acabar, ele vai inchar absurdamente, a ponto de engolir Mercúrio e Vênus. O destino da Terra ainda é incerto, mas um grupo internacional de cientistas acaba de apresentar evidências de que ela tem boa chance de escapar da destruição. 


Roberto Silvotti, do Observatório Astronômico de Capodimonte, na Itália, e seus colegas encontraram um planeta fora do Sistema Solar que está passando por uma situação semelhante à que a Terra será submetida no futuro -- e está agüentando firme.


le gira ao redor de uma estrela chamada V 391 Pegasi, localizada na constelação do Pégaso. O astro central é uma estrela gigante vermelha -- um dos últimos estágios na vida de um objeto como o nosso Sol. 


Uma estrela normal se tornar gigante vermelha quando o hidrogênio combustível rareia em seu núcleo. O resultado é que ela incha, sua atmosfera se expande e fica até 100 vezes maior do que seu tamanho inicial. O astro ganha a cor avermelhada e "aprende" a usar hélio como combustível, em vez de hidrogênio. Isso dá uma sobrevida à estrela, antes que ela esgote de vez suas possibilidades de seguir funcionando e se encolha alucinadamente, por força da gravidade. O resultado final é uma anã branca. 



Aparentemente, a V 391 Pegasi passou por um processo estranho, em que o astro perde rapidamente suas camadas exteriores durante a fase de gigante vermelha. "Em certo sentido é um mistério: essa estrela é uma estrela subanã B, e todas essas estrelas, que são bem raras, experimentam uma perda de massa particularmente forte durante a fase de gigante vermelha", disse ao G1 Silvotti. "A razão para essa perda de massa muito forte não está clara, mas ela também não parece ter relação com a sobrevivência do planeta."



Esse mundo sobrevivente em nada se parece com a Terra. Em vez de um planeta rochoso, ele deve ser um astro gasoso, com 3,2 vezes a massa de Júpiter. Sua única similaridade com a Terra é a órbita -- quase um círculo perfeito, com um raio de cerca de 254 milhões de quilômetros (1,7 vez a distância Terra-Sol). 



Mas o mais importante mesmo é que, após tudo que aconteceu, ele ainda está lá. E os cientistas acreditam que, antes que a estrela se tornasse uma gigante vermelha, esse planeta estava ainda mais perto, a mais ou menos 150 milhões de quilômetros de V 391 Pegasi -- a mesma distância entre a Terra e sua estrela-mãe. 





"Astronomia não é uma ciência experimental -- não podemos fazer um sistema solar para testar uma hipótese -- e por isso os astrônomos são obrigados a vasculhar os céus para encontrar um número estatisticamente significativo de amostras, em vários estágios de evolução, para construir interpretações físicas consistentes. No presente, a descoberta de Silvotti e seus colegas é o único sistema planetário que sabe-se ter sobreevivido à fase de gigante vermelha de sua estrela-mãe", disse o pesquisador americano.


Silvotti concorda. "Para sabermos algo sobre o destino da Terra, precisaremos de mais estatísticas -- ou seja, mais sistemas planetários similares a esse em torno de estrelas pós-gigantes vermelhas -- e melhores modelos. Essa descoberta certamente produzirá mais pesquisas nesse campo e, portanto, no futuro -- não tão longínquo, eu acho -- seremos capazes de predizer o que acontece com um planeta durante e depois da fase de gigante vermelha, incluindo a Terra."

Claro, para efeito da sobrevivência da vida, toda essa discussão é pouco importante. Muito antes que o Sol se torne uma gigante vermelha, em coisa de 1 bilhão de anos, o aumento gradativo de atividade solar fará com que os oceanos terrestres evaporem, extinguindo todas as formas biológicas em nosso planeta.


TEXTO DE: SALVADOR NOGUEIRA/2007/G1






21 comentários:

  1. Que isso, espero sempre poder ajudar...
    Sempre postarei informações aqui! Bons estudos e até mais.

    ResponderExcluir
  2. Oie Prof Pri seu blog é sensasional tem muitas coisas interessantes, não da para tirar o olho de tão legal, espero que você continue postando noticias e sendo essa professora incrivel!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Arthur, muito obrigado viu?
    Espero sempre poder ajudar você e seus colegas.
    Aproveite bem o meu blog, aceito sugestões. Bons estudos lindinho.

    Bjos da prof Velma.

    ResponderExcluir
  4. Oi professora Velma, quando você vai postar a matéria da tarefa sobre as influências da lua

    ResponderExcluir
  5. Olá, desculpem a demora.
    Bons estudos!!! Já postei.

    Abraços lindinhos.

    ResponderExcluir
  6. Oi professora tudo bem?Queria te perguntar se a lua afeta o crescimento?;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá lindinho. Olha que legal! Leia que irá gostar.

      http://super.abril.com.br/ciencia/sob-o-dominio-da-lua-os-mitos-deste-satelite

      Excluir
  7. Prof Velma para quando precisamos entregar esse trabalho?
    -Obrigado
    by Enzo =)

    ResponderExcluir
  8. Prof, posso copiar as questões e responder na mesma folha?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Respostas a lápis/lapiseira ou a caneta ?
    se sim aos dois qual cor de caneta pode usar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá lindinho!
    Pode copiar as questões e responder na mesma folha almaço.
    Pode ser a lápis ou caneta as respostas! Você escolhe.
    Caneta azul e preta, sempre.

    ResponderExcluir
  11. Prof. Velma a tarefa vc vai postar no blog amanhã?

    ResponderExcluir
  12. Professora você ainda não colocou a matéria da tarefa de segunda feira, senão não dará tempo de fazer

    ResponderExcluir
  13. Professora você ainda não colocou a matéria da tarefa de segunda feira, senão não dará tempo de fazer

    ResponderExcluir
  14. Profª, se alguém plantar e colher a seringueira, essa atividade passa a ser uma forma de agricultura?

    ResponderExcluir
  15. Prof é para resumir o vídeo, explicar oque ele quis passar, ou meio que uma síntese?

    Bia.

    ResponderExcluir